Como recepcionar melhor seu mascote em casa

Quando você recebe um novo mascote em casa, começa uma experiência inesquecível. Ele será um ser muito especial na sua vida e para ele você será o centro do universo.

Para ajudar nessa fase tão especial, daremos algumas dicas:

1- A primeira noite

É comum o filhote chorar por sentir falta da mãe e dos irmãos. O indicado é deixá-lo dormir próximo a você até que ele se sinta seguro. Se possível, peça ao canil um pano com cheiro da sua mãe para que o filhote se sinta mais protegido.

2- Crianças

Não permita que as crianças brinquem em demasia com o filhote e o tratem como brinquedo. O filhote necessita de momentos de tranquilidade para comer, descansar e dormir.

3- Alimentação

Os filhotes devem comer obrigatoriamente ração de filhotes. Petiscos e outras guloseimas caninas devem ser administrados sob orientação de um veterinário. Muito importante é não administrar qualquer tipo de leite, pois não alimenta e ainda pode ocasionar diarreia.

4- Controle do Peso

É indicado um acompanhamento mensal para pesar o filhotinho para saber se o desenvolvimento está normal.

5- Vida Social

Passeios, brincadeiras e exercícios são fundamentais para a saúde. Filhotes só devem passear após o término do programa de vacinação. Sem a proteção completa, os filhotes não devem passear na rua e nem ir ao pet shop.

pet escovando os dentes

6- Escovação dos dentes

O ideal é escovar os dentes diariamente. Caso não seja possível, escovar no mínimo 3 vezes na semana. Lembre-se de utilizar pasta de dentes e escova específicas para animais.

7- Micfrochip

A identificação eletrônica é o primeiro passo para a posse responsável. Através dela seu animalzinho estará vinculado a você por toda a vida. Em caso de perda ou fuga, você poderá trazê-lo de volta para casa com muito mais facilidade. O microchip já é, inclusive, obrigatório por lei em muitas cidades brasileiras.

8- Escolha do Pediatra

O primeiro passo para garantir a saúde do filhote é levá-lo para uma consulta inicial ao Hospital Veterinário de sua confiança. Pois lá você encontra o profissional apto a realizar uma avaliação clínica completa de seu filhote, fazer recomendações e sanar todas as suas dúvidas.

Hospital HVS

Conheça as novidades para animais de estimação

De acordo com os últimos dados divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação a Pesquisa Nacional de Saúde, quase metade das residências brasileiras possuem pelo menos um cachorro. Já uma em cada cinco casas tem um gato de estimação.

A região Sul (58,6%) é a que tem mais lares com cachorros para fazer companhia às famílias. Já o percentual de gatos é maior no Nordeste (23,6% das residências).

Na área rural, a proporção de domicílios com algum cachorro (65,0%) é superior à da urbana (41,0%).

Entre cães e gatos, são 74,5 milhões de animais de estimação no Brasil. Os agentes da pesquisa visitaram aproximadamente 80 mil domicílios espalhados por 1.600 municípios em todas as regiões.

Com tantos animais de estimação, o Brasil é o segundo país com maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. As novidades no segmento não param e nesta postagem destacamos 6 delas:

1- Quintal para Brincar

Uma nova tendência é a creche criada para caninos e felinos. É uma solução para os donos que passam o dia todo fora de casa trabalhando. O espaço apropriado se revela muito melhor para o pet , que não precisa ficar o dia todo isolado e sozinho.

2- Ingredientes Naturais

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de produtos para Animais de Estimação (Abinpet), entre os principais fatores que estimularam o crescimento do mercado pet no último ano estão: a valorização dos animais de estimação como membros da família, seguido pela preocupação com a dieta dos bichos. Por conta disso, os consumidores têm dado preferência às soluções desenvolvidas a partir de ingredientes naturais.

cachorro com camisa de time

3- Moda

As camisas de times de futebol e de festas também estão em alta. As coleiras enfeitadas com pedras “preciosas” deixam dos bichanos mais elegantes.

4- Remédios

No ramo farmacêutico, uma das novidades está nos remédios com sabor bacon, salmão e uva, no formato de biscoito, específicos para tratar cães, gatos, aves e animais exóticos.

5- Babá de Cachorro

Serviços de pet sitter. Visita o bichinho na casa do proprietário por uma hora, onde providencia água, alimentação, ministra remédios e a limpeza do local, além de brincar e fazer companhia.

6- Alimentação

No ramo da alimentação, outro destaque são os sorvetes para cães e gatos, em sabores de galeto e fígado.

É importante ressaltar, que atualmente existem inclusive atendimento 24 horas para o seu pet, se você reside em São Paulo, saiba que nesta cidade é onde existe o maior número de Hospital Veterinário com emergência 24 horas do país.

Afinal de contas, o seu animal de estimação deve receber todos os cuidados essenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *